![]() |
Mary Kate Olsean |
![]() |
Sarah Jessica Parker, Rachel Bilson e Kate Beckinsale |
O conceito do jeans muda quando deixa de ser visto como algo meramente útil e passa a ser visto como peça chave para uso cotidiano.Com a inserção do poliéster e elastano em sua composição, houve melhora no caimento levando à maior valorização das curvas femininas.
Há outra mudança de valor simbólico do jeans que foi gerada pelo advento do movimento punk, por volta de 1977.A vestimenta tradicional ( que na verdade nada tinha de tradicional) deste movimento possuía como um de seus itens a calça jeans rasgada.O rasgo, em calças ou em qualquer outra peça, possuía conotação de descuido e desleixo, e sendo os "punks" contestadores natos, utilizaram do rasgo e da roupa puída como um grito contra os valores sociais da época, que nada tinham a ver com roupas detonadas, rasgões e rebites. O jeans rasgado, aqui, simboliza o protesto, a anarquia, a não adequação as regras da sociedade.
Hoje em dia temos vários tipos de lavagens e modelagens possíveis para a calça jeans, e podemos transitar do modelo mais clássico ao mais detonado e rasgado. Essa possibilidade se deu ao grande movimento do mercado de moda e a sua mutabilidade, sempre trazendo à tona diferentes fontes e referências culturais, trazendo o passado para o presente (com novas interpretações). Além disso, é claro que a publicidade dá o seu "empurrãozinho" para que o nosso desejo de consumo esteja ali, sempre latente. Vale salientar que o desejo por uma calça rasgada não se restringe as pessoas que possuem estilo alternativo: a moda mistura o jeans rasgado com um salto Louboutin, bolsa Channel e sobretudo Burberry sem problema algum.
A atitude rebelde do rasgo virou, enfim, ícone adorado e aderido pela maioria. Passou de contestação a símbolo fashion. O rasgado, agora chamado de destroyed, simboliza a mistura do despojamento a sofisticação.
Há ainda quem diga que é necessária certa atitude para aderir o rasgo e há quem diga que aquele rasgão apareceu ali sem querer (mentira! rasgou que nós sabemos!). Mentiras à parte, sabemos que a atitude "to-nem-aí" na moda se mostra mais forte do que nunca, e parece que veio pra ficar (pelo menos mais uma estação!).
(Texto produzido pelo grupo: Carolina Bosco, Isabela Seabra, Marcela Cury e Mariana Jeveaux)
(Texto produzido pelo grupo: Carolina Bosco, Isabela Seabra, Marcela Cury e Mariana Jeveaux)
![]() | |
Jeans rasgado ''em casa'' |
![]() | |
Balmain, fall/winter 2009 |
Senti falta das imagens, Mari.
ResponderExcluirbj,
Sérgio.
Providenciado!
ResponderExcluir